Quer ser bem sucedida? Ter bons hábitos financeiros? No nosso país, educação financeira não é algo que temos nas escolas, infelizmente. Eu demorei pra criar essa consciência e aprender a lidar com o meu dinheiro. Felizmente, sempre podemos recomeçar e criar novos hábitos.
Veja agora alguns hábitos de mulheres bem sucedidas para te inspirar e como você pode aplicar na sua vida.
1• Ela sabe quais são seus gastos, datas de vencimentos e mantém um dinheiro para imprevistos.
Saber quais são seus gastos, mantém uma organização que permita pagar sempre suas contas em dia e poupar para imprevistos é uma coisa primordial que mulheres bem sucedidas fazem frequentemente. Não é fácil, imprevistos acontecem. Mas ter tudo anotado sempre vai ajudar.
2• Ela sabe exatamente quanto ganha e de onde vem seu dinheiro.
Pode parecer simples fazer isso se você tem um emprego fixo e uma renda fixa. Mas com um trabalho de renda variável fica mais difícil. Mas uma dica bem bacana é estudar a renda de seus 3 últimos meses e fazer uma média. Pode te ajudar a pelo menos colocar o mínimo que você tem todos os meses e também de onde vem. O que é ótimo para saber qual ocupação sua lhe garante mais dinheiro e focar nela.
3• Ela é organizada com suas finanças
Manter-se organizada com suas finanças não é tarefa fácil. Exige organização e vontade. Infelizmente no Brasil a educação financeira é zero nas escolas e muitas vezes os pais também não tem essa educação para passar aos filhos, o que complica tudo ainda mais.
Em breve você verá aqui um post com dicas de apps e organização financeira. Mas pra começar, uma dica simples é manter uma agenda com vencimentos e uma pasta com contas a pagar e extrato bancário. Eu uso um planner e nas datas que tenho contas a vencer anoto a conta e valor. E claro, dias antes sempre dou aquela checada pra não esquecer de pagar a conta no prazo.
4• Ela não vive uma vida da qual não dá conta
Muitas pessoas gastam mais do que ganham, usam seus limites de cartões de crédito como se fossem parte do seu pagamento ou renda mensal. E isso é algo bem errado e que ocasiona muitos problemas. Bancar um lifestyle ‘a la Instagram’ pode custar caro e pode ser irresponsável bancar algo apenas para impressionar alguém. A curto prazo você pode achar legal, mas a longo prazo vai ferrar sua vida financeira. #PesadoMasReal
5• Ela não gasta com supérfluos antes de pagar as contas importantes
Prioridade! Primeiro o mais importante, depois poupar e por último supérfluos. Isso garante mais estabilidade financeira e emocional. Afinal ficar se descabelando para pagar as contas é péssimo. Eu sei que cuidar de si também é ótimo. Mas aí entra você dar um jeitinho de garantir alguma renda extra, pra que você consiga se mimar e poupar um pouco para emergências.
6• Ela sabe a importância de investir em si mesma
Cursos, coachs, palestras, ebooks, tudo que acrescente para seu desenvolvimento profissional e pessoal. E porque não gastar em coisas que fazem bem para sua autoestima? Equilíbrio é TUDO.
7• Ela evita gastos desnecessários e guarda o que pode
Nem sempre podemos fazer tudo que queremos, ou quando podemos às vezes é algo desnecessário. Então poupar e evitar gastos desnecessários é algo muito válido. Sabe aquela compra de uma blusinha por impulso? Pior aquela blusinha que você nem vai usar, porque nem é sua cara e você só comprou porque achou barato.
8• Ela sabe que não é porque ela pode, que ela deve gastar com algo
Como na questão acima, poder e dever nem sempre andam juntos. Você talvez possa gastar a mais num mês, mas não deva. Como alguém muito experiente em imprevistos: se você gastar o dinheiro, adivinha? Logo o “imprevisto” vem com vontade. E dependendo de como você for, pode ficar se condenando por ter gasto aquele dinheiro. O que também não ajuda em nada seu emocional, que é super ligado ao financeiro.
9• Ela tem uma poupança
Seja para emergências, seja para um investimento futuro ou apenas poupar, é algo que mulheres bem sucedidas fazem. Eu tenho três. Uma pra mim pessoal, uma pras próximas despesas (essa vive entrando e saindo dinheiro) e uma pra emergências. A de emergências às vezes zera, porque né? Emergências haha. Mas é pra isso que ela serve e tudo bem.
10. Ela sabe investir seu dinheiro
Investir não é coisa só para homens e pessoas multimilionárias. Aprender sobre investimentos e trabalhar com isso é uma coisa que mulheres bem sucedidas fazem todos os dias. Elas não deixam para depois. Quanto mais cedo começar, mais cedo colherá os frutos. Sabia que você pode começar com R$50,00? É simples assim. Hoje o Youtube está cheio de conhecimento gratuito sobre isso. Nath Arcuri é um exemplo de conteúdo gratuito e valiosíssimo.
11• Ela não deixa o dinheiro controlar a sua felicidade
Ela não é refém do dinheiro. Ela sabe o valor e o lugar dele na sua vida. E sabe que quanto dinheiro ela tem não mede o valor de suas conquistas.
Como eu sempre digo, o dinheiro deve ser um facilitador. Você não pode e nem deve perder noites de sono por ele. Na verdade seguindo alguns princípios básicos, quanto mais você corre atrás dele, mais ele te escapa. Então se foque em trabalhar, criar, fazer as coisas da melhor maneira que puder com amor. Nunca pare de estudar e se dedicar e os frutos vem.
E aí, gostou das dicas?
Leave Your Comments