Você já se perguntou porque suas metas nunca funcionam?
Traçar metas é tão fácil, tão prazeroso. Você está ali com aquela expectativa de que tudo vai sair como o planejado, ‘sangue no zóio’ e sentimento de o mundo tá aqui é pra ser conquistado.
Aí você traça metas, toda empolgada e nada acontece. Você mal sai do lugar, isso quando sai. Você já tentou inúmeras vezes e não sabe porque isso acontece com você. Será uma maldição? Será que sou tão azarada assim? Eu sei que você pensa isso. Porque vamos e convenhamos, chega uma hora que cansa.
Mas criar metas não é só sentar, pegar papel e caneta e escrever como se não houvesse amanhã. Primeiro fato muito importante: você não é a mulher maravilha. Você não tem superpoderes. Se não souber traçar metas, vai se frustar achando que você é incapaz de realizar as coisas, sendo que o problema é apenas o método que você está empregando, ou a falta dele.
E afinal, pra que servem as metas? Já ouviu aquele ditado que diz que se você não sabe pra onde está indo, tanto faz o caminho? Se você não tem metas, tanto faz pra onde está indo, qual rumo sua vida vai tomar. Você deixa de ter controle.
Primeiro de tudo: você precisa ter metas inteligentes! Não adianta ter metas por ter, ou que você não tenha um plano real para torná-las possíveis.
E essas metas devem se repartir em metas de curto prazo, médio prazo e longo prazo.
Eu costumo separar como curto prazo sendo as de 6-12 meses, médio prazo de 3-5 anos e longo prazo acima de 5 anos.
Suas metas devem ser específicas e detalhadas. Tão detalhadas que você possa fragmentar em MUITAS mini-metas. Sabe porquê? Porque mini-metas são fáceis de atingir. Isso vai te dar combustível pra continuar trabalhando pra atingir mais e mais metas.
Eu a-m-o mini-metas! Uma mini meta, é uma meta que você fragmentou em várias que são pequenas e fáceis de concluir. A sensação de dever cumprido é tão boa que você se empolga a concluir mais e mais. E quando vê, conquistou coisas grandes pra você.
Suas metas devem ser: atingíveis, específicas e relevantes.
Suas metas devem ser atingíveis. Você tem uma meta de ganhar 1 milhão de reais em 6 meses. Se você não tem um negócio formado, um modelo de negócio que já rende um dinheiro alto, ou uma ideia mirabolante realmente boa, essa meta não é atingível. Mas ela pode ser uma meta, talvez de 5 anos ou mais. E será uma meta atingível se você tiver um plano traçado de como você vai fazer pra levantar esse dinheiro. Isso necessita de um plano com muitas mini-metas.
Não esqueça: uma boa meta nunca vai fazer você dar um passo maior do que a perna!
Por exemplo, você tem uma meta de abrir um salão de beleza. Sua meta é especificar como vai ser esse espaço, quantos metros quadrados, quantas repartições, os detalhes, detalhes de decoração e acabamento (isso ajuda muito você a construir uma visão clara e te incentiva ainda mais) qual vai ser o investimento, quais profissionais você vai precisar contratar, ou se vai pedir ajuda de família e amigos pra colocar a mão na massa, qual o valor que deseja pagar de alugar, pesquisar preços médios no bairro/local que você deseja abrir, precisa avaliar tudo isso.
Suas metas devem ser relevantes: Você precisa criar metas que tenham um motivo, um significado real pra você e talvez pra sua família se isso estiver nos seus planos. Pra ser relevante também tem que ser plausível. Por exemplo, março de 2021 você vai abrir seu salão de beleza.
Sua meta vai te permitir ter mais qualidade de vida e cuidar das pessoas que você ama? Ou te permitir ter mais tempo livre pra curtir família e amigos? Qual a relevância suas metas vão ter pra você e as pessoas que você ama e que te cercam, se você as concretizar?
Claro que adicionar pessoas na equação as metas só faz sentido se for algo que você queira e se sinta confortável. Você não precisa da aprovação de ninguém para seguir seus sonhos.
Montar os processos: Pra atingir suas metas, você precisa de um plano com várias etapas bem esmiuçadas (as mini-metas ajudam muito aqui) pra te ajudar a vencer.
Colha dados, não tenta acelerar o processo e não tente pular etapas. Siga o processo com calma, que os resultados vem se você agir da maneira correta e com calma.
Seja uma pessoa eficiente. Não faça apenas o que tem que ser feito, faça o que tem que ser feito de modo mais inteligente, com mais qualidade e com custos menores. Isso exige estudo, tentativa e erro. Mas vale a pena no final.
Não existem atalhos, mas com certeza existem aceleradores. Ser uma pessoa eficiente é um deles. Estudar é outro.
Não se esqueça, tenha metas, mas mais importante do que tudo, COLOQUE EM AÇÃO, HOJE! NÃO AMANHÃ. Feito é melhor do que perfeito. Você pode estar se boicotando esperando o melhor momento, aquele outro curso, aquele equipamento, e sempre vai estar faltando alguma coisa. O importante é começar e permitir que as coisas se encaixem. Só assim você está indo em direção a conquista de suas metas.
E aí, achou útil?
Leave Your Comments